Cartilha – Acidentes de Trabalho com Máquinas

Download

O Texto abaixo é um resumo do conteúdo completo que está disponível para download.

O objetivo desta publicação é auxiliar os trabalhadores e seus representantes, membros de CIPA, sindicatos, comissões de fábricas e outros profissionais, a identificar os principais riscos mecânicos e medidas básicas para prevenção de acidentes do trabalho com máquinas.

Com a introdução da robótica e das novas tecnologias nas grandes empresas dos países industrializados, os riscos mecânicos vem sendo gradativamente superados e substituídos por outros riscos mais diretamente relacionados à organização do trabalho. Um grande número de indústrias com utilização de tecnologias e máquinas obsoletas tem sido exportadas para os países em desenvolvimento. Nos processos tecnológicos mais avançados, onde ocorre a introdução da robótica, são os trabalhadores de manutenção os mais expostos aos riscos mecânicos.

Estes riscos estão presentes ainda em setores de serviço, na indústria do lazer, onde a automação tem ainda pequena influência, e é nas pequenas empresas e industrias mais antigas que permanecem os problemas tradicionais de segurança em máquinas. Neste contexto, estes riscos estão ficando menos visíveis e menos óbvios, reforçando a necessidade de maior atenção e uma melhor identificação dos mesmos.

Para a segurança em máquinas é possível descrever risco de acidente como sendo a chance de um acidente particular ocorrer em determinado período de tempo, associado com o grau ou severidade da lesão resultante (RAAFAT, 1989).
Infelizmente o termo “acidente” utilizado na nossa língua sugere que este evento ocorre por obra do destino, como algo imprevisível, uma “fatalidade” fora do controle das ações humanas. Pior ainda, pois sugere que é um evento impossível de ser evitado. Mas sabemos que os acidentes ocorrem devido a uma interação de vários fatores que estão presentes no ambiente ou na situação de trabalho muito antes do seu desencadeamento. São, portanto, eventos previsíveis. Uma vez eliminados estes fatores, que dão origem aos acidentes se pode eliminar ou reduzir a ocorrência desses eventos. São portanto eventos preveníveis.

Download

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: