Cartilha – Lesões por Esforços Repetitivos (LER)

Download

O Texto abaixo é um resumo do conteúdo completo que está disponível para download.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), como são denominados pela Previdência Social, constituem-se num dos mais sérios problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores e seus sindicatos nos últimos anos no Brasil e no mundo.

Cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho notificadas nos últimos 10 anos no país são representados pelas LER/DORT, o que evidencia a gravidade e a abrangência do problema. Esse é, sem dúvida, um dos reflexos mais diretos das mudanças ocorridas nas condições e ambientes de trabalho com a introdução de processos automatizados, com o aumento do ritmo e da pressão para execução do trabalho e com a redução dos postos de trabalho.

Por esse motivo, nessa série intitulada “Cadernos de Saúde do Trabalhador” do Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST) da CUT, dedicamos duas publicações ao assunto, sendo uma delas essa, de autoria da Dra. Maria Maeno,

que procura orientar os trabalhadores e sindicalistas a identificar os primeiros sinais e sintomas da doença, a encaminhar o assunto junto à assistência médica e previdenciária e, finalmente, a garantir que, em todas essas etapas, o trabalhador ou trabalhadora seja respeitado em seus direitos como profissional, como segurado da Previdência e como cidadão.

A outra publicação da Série (Caderno nº 9) é aquela promovida pela Confederação Nacional do Bancários (CNB) da CUT, de autoria da Dra. Regina Heloísa Maciel, intitulada “Prevenção da LER/DORT: o que a ergonomia pode oferecer”. Como o próprio título sugere, trata-se de uma obra voltada para a prevenção da doença e que visa sobretudo, proporcionar aos sindicatos dos bancários e a todos os demais, uma ferramenta de luta.

Somadas às diversas publicações específicas de muitos sindicatos, federações e confederações cutistas e aos demais números da série “Cadernos de Saúde do Trabalhador”, essas duas publicações complementam uma lacuna na informação sobre o assunto, contribuindo sobretudo para consolidar um ponto de vista e um estilo de ação sindical em saúde do trabalhador e meio ambiente.

São Paulo, fevereiro de 2001

Remigio Todeschini
1º Secretário Nacional da CUT
Coordenador Nacional do INST

Download

2 Responses to Cartilha – Lesões por Esforços Repetitivos (LER)

  1. Flávio Viana Gomide disse:

    Ótimo sítio para pesquisa e esclarecimento!!! Achei exatamente o que queria (norma sobre LER/DORT).
    Continuem a divulgar esse tipo de assunto.

  2. Flavius disse:

    Caríssimos

    Esta obra servirá para as palestras direcionadas pela cipa ao qual trabalho.

    Agradeço

    Flavius

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: