Cartilha – Riscos à saúde do trabalhador no setor Urbanitário

Download

O Texto abaixo é um resumo do conteúdo completo que está disponível para download.

O processo de reestruturação organizacional e a terceirização do trabalho, intensifica-se a cada dia no setor urbanitário – “Energia Saneamento e Gás”.

O impacto das mudanças associadas à introdução de novas tecnologias sobre a saúde e segurança no trabalho no ramo urbanitário, além dos chamados velhos Grupos de Risco, tem incorporado formas avançadas de agravos à saúde dos trabalhadores, aumentando de forma significativa o número de acidentes e doenças no setor urbanitário.

No entanto, com a redução do quadro de trabalhadores e a flexibilização de direitos, o ataque frontal à legislação (Port. 3214/78), o desmonte dos serviços especializados em segurança e medicina do trabalho (SESMT), a terceirização da vigilância da saúde e a transformação da CIPA em verdadeiro instrumento de ação gerencial, tem deixado os trabalhadores vulneráveis a grupos e fatores de risco relacionados à organização do trabalho.

Em função disso tudo, esse manual terá por objetivo capacitar os trabalhadores urbanitários a debater metas de atuação e apontar perspectivas para que os trabalhadores do setor urbanitário possam enfrentar o processo de reestruturação nas empresas a partir dos locais de trabalho e, pela própria intensificação da ação sindical em saúde, através da transformação da CIPA em verdadeira comissão de condições de trabalho, saúde e meio ambiente.

Assim, solicitamos o empenho dos trabalhadores urbanitários na ação de consolidação do coletivo de saúde na Federação Nacional dos Urbanitários, além do compromisso de fortalecer os coletivos estaduais e o Coletivo Nacional de Saúde no Trabalho e Meio Ambiente (CNSTMA) da CUT.

É muito importante que os companheiros e companheiras procurem os sindicatos do ramo e participem da construção deste instrumento fundamental para a defesa das condições de vida e trabalho no ramo urbanitário.

Jesus Francisco Garcia
Secretário de Previdência, Saúde
e Trabalho da FNU

Remigio Todeschini
1º Secretário Nacional da CUT
Coordenador Nacional do INST/CUT

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: