Cartilha – Riscos Devidos à Substâncias Químicas

Download

Resumo:

Nota: Este é apenas um resumo do conteúdo disponível, para visualizar a cartilha completa faça o Download.

Esta publicação procura apresentar aos trabalhadores que utilizam substâncias químicas, os efeitos que elas podem provocar, se utilizadas sem segurança, e como verificar se no seu ambiente de trabalho estão sendo tomadas medidas para evitar o aparecimento dos danos que elas podem produzir.

Existem mais de 23 milhões de substâncias químicas conhecidas, das quais cerca de 200 mil são usadas mundialmente. Estas substâncias são principalmente encontradas como misturas em produtos comerciais. Existem cerca de 1 a 2 milhões de produtos comerciais. O faturamento estimado da Industria Química Mundial, para 1998 foi de cerca de 1 trilhão e 500 bilhões de dólares. No Brasil, estima-se que neste mesmo ano o faturamento bruto do setor foi de 53 bilhões de dólares (ABIQUIM,1999)

Estas substâncias estão presentes em várias de nossas atividades diárias, no trabalho e em casa, são usadas para prevenir e controlar doenças, na construção dos objetos, nos alimentos, no ar enfim, em inúmeras coisas que facilitam e até permitem a vida. Ao lado porém, dos benefícios que elas podem trazer, elas podem também provocar danos a saúde, ao meio ambiente, e até incêndios e explosões. Para avaliar os benefícios ou os danos que elas podem provocar, é necessário considerar todo o ciclo de vida da substância, desde que ela foi produzida até o seu destino final.

São muitas as substâncias consideradas úteis para uma determinada atividade e que se descartadas de forma não apropriada podem provocar graves danos ambientais ou à saúde. O detergente caseiro é um exemplo. É muito útil para a lavagem de roupas e na cozinha, porém, se descartado de forma descontrolada nos rios, pode provocar a mortandade de peixes. Outro exemplo são as pilhas que usamos em nossos radinhos e outros aparelhos portáteis. São muito úteis para que estes aparelhos funcionem, mas quando descartadas no lixo comum, podem provocar sérias contaminações ambientais, devido aos metais tóxicos usados na sua fabricação.

Estes exemplos nos mostram que o dano que uma substância química pode provocar vai depender de uma série de fatores. A simples presença da substância não representa um risco para nós. A substância em si é um fator de risco e não necessariamente, um risco. O risco que ela pode vir a apresentar vai depender de existirem outras condições. Por isso é que entendemos como risco a possibilidade de uma substância vir a provocar um dano. Por exemplo: se em vez de jogarmos as pilhas usadas no lixo comum, nós as enviarmos para o fabricante para que ele reaproveite os metais, não deveria haver risco de contaminação do meio ambiente. Mesmo jogando no lixo comum, se este lixo for parar em um lixão ao céu aberto, em que as pilhas vão ficar expostas ao sol e a chuva, o risco de contaminação é maior do que se ela for levada para um depósito de lixo industrial, onde o solo é impermeabilizado e a água da chuva não penetra.

Download

Anúncios

One Response to Cartilha – Riscos Devidos à Substâncias Químicas

  1. erika nascimneto lima disse:

    bom eu conclui que o lixo está provocando série de fatores de risco
    em nossos vidas.
    E muito importante que todos nós
    faça cada cá sua parte e assim ajudava o meio ambiente
    e até mesmo as nossa vida, eu também conclui que muitos não pensa no futuro
    só pensa em ficar ricos, por exemplos os donos das empresas poderia pelo meno
    ajudar o meio ambiente 50%.
    fazendo o que?
    dando empregos para os catadores de lixo dependendo ou não que
    eles tem o 2º graus ou o primeiros.
    bom eu vou terminar por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: