Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores do Ramo da Alimentação

Download

O Texto abaixo é um resumo do conteúdo completo que está disponível para download.

Como os demais fascículos dessa série “Cadernos de Saúde do Trabalhador” do INST/CUT, essa publicação traz aos leitores, trabalhadores do ramo da alimentação ou não, uma abrangente visão das relações e das condições de trabalho nessa área tão essencial para todos nós.

Constitui-se dessa forma num importante instrumento de luta para os companheiros e companheiras que compõem as estruturas da CUT, os sindicatos do ramo, as CIPAs, as Comissões de Fábrica, Delegados Sindicais etc., servindo também como subsídio para os órgãos de Estado, pesquisadores e outros interessados nos efeitos do trabalho nessa área, à saúde de quem o executa.

Seu objetivo principal é chamar a atenção dos sindicalistas e militantes do ramo para os efeitos das diversas formas e condições em que o trabalho é executado, para a segurança e a saúde dos trabalhadores, permeando questões de gênero e questões de processo de produção da cadeia alimentar.

Essa publicação vem também para corroborar e ajudar a desenvolver ainda mais, as resoluções congressuais e as iniciativas práticas da CONTAC/CUT e da UITA (União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação), em defesa da saúde do trabalhador e do meio ambiente dentro de uma perspectiva sintonizada com o conceito de desenvolvimento sustentado, que incorpora os valores da agricultura sustentável, da segurança e da higiene alimentar e da erradicação da fome entre outros.

A CONTAC/CUT desde sua fundação, tem entre suas principais bandeiras de luta, a defesa da saúde dos consumidores. Prova disso foi a abertura do seu Congresso de 1994, quando foi realizada uma grande passeata pelas ruas de Porto Alegre – RS, envolvendo cerca de 300 militantes, os quais protestaram contra a má qualidade dos alimentos industrializados, os quais certamente provocariam doenças aos consumidores devidos seus conservantes, corantes e alimentos transgênicos.

Mais um motivo que realça a importância deste caderno para todos nós.

Siderlei Silva de Oliveira
Presidente da CONTAC

Remigio Todeschini
1º Secretário Nacional da CUT
Coordenador Nacional do INST/CUT

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: