Exposição a Ruído – Efeitos na saúde e como preveni-los

Download

O Texto abaixo é um resumo do conteúdo completo que está disponível para download.

A diminuição da capacidade de ouvir adequadamente os sons é uma doença freqüente que compromete a comunicação em cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos. Entretanto, são os trabalhadores os mais acometidos devido a exposição a ruído e ou a outros agentes tóxicos para a audição, afetando, em certas atividades, 50% dos trabalhadores com menos de 50 anos de idade.

É a doença ocupacional mais comum, pelo fato do ruído ser o agente nocivo presente em grande parte dos ambientes de trabalho, nos mais diversos ramos de atividade industrial e em diversas áreas do setor de serviços.

Apesar de não se constituir, de maneira geral, em doença grave e letal, diminui a capacidade de milhões de trabalhadores para suas atividades cotidianas de trabalho, de estudo e lazer, comprometendo sua qualidade de vida e da família.

Pela extensão do problema, afetar milhões de trabalhadores e por ser possível e relativamente fácil a sua prevenção, a surdez ocupacional merece destaque nas ações de saúde do trabalhador.

Procuramos neste manual abordar aspectos relacionados aos riscos de desenvolver surdez, quando e porque ocorre, como o trabalhador pode ficar sabendo, como diagnosticar a doença, como prevenir sua ocorrência ou a progressão e aspectos legais.
Empregamos no texto algumas expressões, embora tecnicamente não recomendadas, para maior facilidade de compreensão, tais como nível de ruído elevado, significando valores de pressão sonora elevados, surdez por ruído, significando diferentes graus de hipoacusia.

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: