FAQ – Repouso Semanal Remunerado

Guia Trabalhista

1. Em que consiste o repouso semanal remunerado?

Repouso semanal é a folga a que tem direito o empregado, após determinado número de dias ou de horas de trabalho por semana, medida de caráter social e recreativa, visando a recuperação física e mental do trabalhador. E folga paga pelo empregador.

2. Como deve ser gozado o repouso semanal?

O período deve ser de 24 horas consecutivas, que deverão coincidir, preferencialmente(CF,art.7º,XIII),no todo ou em parte, com o domingo.

Nos serviços que exigirem trabalho aos domingos(exceção feita aos elencos de teatro e congêneres), o descanso semanal deverá ser efetuado em sistema de revezamento, constante de escala mensalmente organizada e sujeita à fiscalização, necessitando de autorização prévia da autoridade competente em matéria de trabalho.

3. Se o empregado faltar, injustificadamente, em um dia dos seis dias que antecedem o descanso semanal, perderá o direito a ele?

Não. O empregado continuará a ter o direito ao descanso, que é matéria de ordem social, perdendo, contudo, o direito à remuneração pelo dia de descanso semanal.

Não encontrou a Resposta que procurava? Faça a sua Pergunta através do formulário abaixo:

19 Responses to FAQ – Repouso Semanal Remunerado

  1. elena nascimento disse:

    Gostaria de saber se mensalista tem direito à receber repouso semanal ?

  2. Elis Martins disse:

    Bom dia, desconto de faltas para funcionários do comércio, que recebem mensalmente, como é o cálculo ou procedimento a seguir??

    Grata

  3. se eu trabalho no regime de trabalho (220 horas) de segunda a sexta, trabalhando uma hora a mais para compensar o sábado e trabalho ao sábado e domingo recebendo horas extras, eu tenho direito do descanso semal?

  4. Natalha disse:

    se eu faltar no domungo que eu sou escalada para trabalhar a empresa pode me punir, com 5 dias de afastamento da empresa?

  5. Soraia disse:

    Gostaria de saber se perdemos a folga do dia se por ex ficamos doentes e com atestado de 10dias,e por coincidencia teria 2 folgas nesses dias,essas folgas são perdidas,ou pode-se tirar outro dia,já q estou de atestado, e no caso da empresa onde trabalho 6×1,são estipuladas 72 folgas no ano!!

  6. Firley disse:

    Se eu trabalhar de segunda a sexta feira e ficar de plantão no BIP no sábado e domingo eu tenho direito a uma folga antes de completar os sete dias trabalhados?

  7. hugo disse:

    No carnaval não trabalhei vou receber por esses dias ou não?

  8. Elaine disse:

    Quando o funcionário falta meio período da sua jornada de trabalho, podem descontar da sua folha de pagamento o dia de descanso semanal (domingo)? Onde consta, na CLT, a justificativa desta resposta?
    Pq isto aconteceu comigo!

  9. jane brazil disse:

    o empregado tem direito a receber o vale transporte mesmo estando de folga ou seja , folgando um dia na semana ele recebe tambem a passagem por esse dia ou não??

  10. Francidalva disse:

    O empregado trabalha de domingo a domingo tendo sua folga as segundas-feiras. Ele tem direito a folgar também um domingo por mês? ou dois domingos por mês? obrigada

  11. paulo carlos gonçalves da silva disse:

    trabalho em um restaurante que abre todos os dias. tenho uma folga semanal e um domingo por mês. minha dúvida é; quando minha folga cai no domingo eu perco automaticamente a folga da semana ou também tenho direito a ela. desde já eu agradeço o esclarecimento.

  12. wilton disse:

    trablaho uma semana completa,porém falto um dia eu vou perder o domingo remunerado?

  13. junior disse:

    tenho direito a repouso remunerado trabalho com vendas externas tenho comissao e salario a outra empresa q trabalhei me pagava o repouso essa atual nao paga tenho direito??

  14. Viviane disse:

    Quando um funcionário falta meio dia da sua jornada de trabalho, é possível descontar da sua folha de pagamento o dia de descanso semanal (domingo)? Onde consta, na CLT, a justificativa desta resposta?

    Obrigada…

  15. cheila disse:

    repouso semanal, quando requer??

  16. Luciana Lima disse:

    Um funcionário que trabalha de segunda a sexta das 08:00 as 17:20, e ventualmente trabalha aos sábados, como é efetuado o cálculo? Qual é o acréscimo devido para as horas extras, 50% ou 100% ?

  17. Railton disse:

    se eu trabalho no regime de trabalho (220 horas) de segunda a sexta, trabalhando uma hora a mais para compensar o sábado e trabalho ao sábado e domingo recebendo horas extras, eu tenho direito do descanso semal? a empresa pode descontar nas horas extras este descanso? em qual lei se fundamenta?

  18. silvio disse:

    se um funcionario tem 11 (onze) horas de atrasos posso descontar o domingo remunerado

  19. Aline de Melo Silva disse:

    Como se calcula o DSR sobre as horas estras a 100%?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: