FAQ – Férias Coletivas

Guia Trabalhista

1. De que forma podem ser concedidas férias coletivas, numa empresa?

Podem ser concedidas a todos os trabalhadores, a determinados estabelecimentos, ou somente a certos setores da empresa, para serem gozadas em dois períodos anuais, nenhum deles inferior a 10 dias.

2. Qual deverá ser o procedimento da empresa que desejar conceder férias coletivas a seus empregados?

A empresa deverá comunicar o orgão local do Ministério do Trabalho e Emprego, com antecedência de 15 dias, enviando cópia da comunicação aos sindicatos representativo da respectiva categoria profissional , e afixando cópia de aviso nos locais de trabalho.

3. Como fica a situação dos empregados admitidos há menos de 12 meses, no caso de férias coletivas?

Suas férias serão computadas proporcionalmente; ao término das férias, iniciar-se-á a contagem de novo período aquisitivo.

4. È possível o pagamento do abono de férias aos trabalhadores, no caso de férias coletivas?

No caso de férias coletivas, o abono de férias deverá ser objeto de acordo entre o empregador e o sindicato da categoria.

Não encontrou a Resposta que procurava? Faça a sua Pergunta através do formulário abaixo:

8 Responses to FAQ – Férias Coletivas

  1. Denize disse:

    Estou trabalhando numa empresa desde Junho de 2008 , como contrato de experiência por seis meses. Em dezembro eles ficaram de depositar a minha rescissão e naõ foi depositada. Depois deram férias coletivas a todos os funcionários , de 10 dias , estamos quase um mês de férias mas não depositaram nada. Quem nos paga é uma empresa tercerizada de rh , o que devemos fazer?

  2. jaime disse:

    Trabalho numa empresa há 3 meses, teve férias coletivas do dia 19/12/08 a 04/01/09, no mÊs de janeiro devo receber o salario integral referente a dezembro ou eles podem descontar os dias.

  3. antoni disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de informar o que ocorreu aqui e pedir uma ajuda do que fazer.
    “trabalho em uma empresa, no final do ano não fomos informado de ferias coletivas nenhuma, tanto que trabalhei até o dia ate o dia 26 de desembro de 2008 (sexta-feira) no mesmo dia foi anunciado que não trabalhariamos na semana do ano novo do dia 29/12 á 04/01/2009, isso esta sendo descontado das nossas ferias.”

    1. Quanto a ligalidade das ferias coletivas eu sei, mas não fomos informados dissocom antecedencia, somente no dia anterior as ferias coletivas.

    2. Nos fizeram assinar uma ocorrencia dizendo que estavamos cientes que FOLGAMOS no determinado periodo e que sera descontado (logico que assinei pois nao posso perder o emprego).

    O que devo fazer?

    Desde ja agradeço

  4. Julia Leite Vilela disse:

    A empresa onde eu trabalho esta com dois meses de salário atrasado e tambem não tem previsão de pagar o decimo terceiro salário. Agora eles estão cogitando a idéia de que vão entrar em férias coletivas a partir do dia 24/12/08 sem pagar o que nos devem.Gostaria de saber se isso é permitido e se não qual deve ser a ação que eu devo tomar para garantir o meu direito de receber o que me é devido?

  5. Karine disse:

    A emrpesa resolveu dar férias coletivas no período de 22/12/08 e 04/01/09, como orientação legal, fizemos comunicado para Ministério doTrabalho, protocolamos e levamos cópia do protocolo junto com carta ao Sindicato. Lá a presidente não aceitou e disse que não concordava, mesmo que os funcionários aceitassem, pois nesse período só é de interesse da empresa e os funcionários saem perdendo.
    E agora, o que devemos fazer??
    (se possível responder pelo e-mail. Grata!)

  6. Conceição disse:

    Para os empregados acima de 50 anos só pode ser concedida férias de 30 dias.
    Como fazer com os mesmos no período das férias coletivas dos demais empregados, sendo que os mesmos não tem férias vencidas?

    Um empregado que está recebendo o benefício do auxílio doença é liberado pela perícia médica para o retorno ao trabalho 02 dias após o início das férias coletivas, como proceder?

  7. celina maria disse:

    A empresa dando 15 dias de férias coletivas,o funcionário que tem mais de 50 anos de idade é obrigado a gozar 30 dias de férias ou pode como os outros trabalhadores só tirar 15 dias?

  8. tony disse:

    o funcionario que teve ferias coletivas, tera que gozar do restante dos dias antes de vencer a seunda ferias dele para nao haver multa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: