Cartilha – A indústria do vestuário e a saúde dos trabalhadores

Download

O Texto abaixo é um resumo do conteúdo completo que está disponível para download.

A Indústria do Vestuário tem como marco o início da Indústria Têxtil no Brasil. As primeiras fábricas ainda rudimentares nasceram no Maranhão, Pernambuco e Bahia, logo após a Independência. É um setor onde a presença do capital estrangeiro continua limitado.

Tem como característica ser um ramo constituído por milhares de estabelecimentos que na sua maioria são micro, pequenas e médias empresas, atrasadas do ponto de vista tecnológico e que utilizam mão de obra barata e com baixa escolaridade.

A primeira fábrica de tecidos surgiu em Itu, interior de São Paulo, em 1869, e utilizava máquina a vapor. A partir de então, as fábricas cresceram e a Indústria tomou impulso, transformando São Paulo no novo centro aglutinador das Indústrias têxteis.

Após a primeira guerra mundial, houve aumento da produtividade e qualidade, mas a crise de 1929 ocasionou uma baixa de consumo, queda da massa salarial, desemprego e grande estoque de produtos. Com a Segunda Guerra, a política do governo passou a estimular a exportação como forma de resolver a superprodução dos têxteis. Começou-se a exportar para a América Latina, Europa, Oriente Médio, sem resolver o problema dos trabalhadores que eram mal remunerados, recebiam baixos salários e realizavam longas jornadas de trabalho.

Download

1 Responses to Cartilha – A indústria do vestuário e a saúde dos trabalhadores

  1. Marcos Cunha disse:

    Parabéns – Excelente material eletrônico, gostaria de incluir o link no meu chat.

    Ass. Engenheiro de Segurança do Trabalho

Deixe um comentário